terça-feira, 24 de novembro de 2009

COMO É FUNDAMENTAL NAS DIVERSAS FASES DA VIDA

Infância

Até os seis meses de idade, é indiscutível a importância do leite materno, pois fornece todos os nutrientes importantes para o bebê, além de anticorpos e outras substâncias fundamentais. A infância é a fase onde começa a formação e o crescimento. A alimentação nessa etapa é essencial para um crescimento e desenvolvimento adequados. Lembre-se que os filhos são o reflexo dos pais, e isso ocorre também na alimentação.

Adolescência

Na adolescência é muito importante ter uma dieta balanceada. É importante tomar cuidado, pois os adolescentes muitas vezes desejam ter um corpo magro e fazem de tudo para conseguir isso, quase sempre sem uma orientação de um nutricionista e a partir daí, pode gerar doenças como a bulimia e anorexia. Os pais devem estar atentos e procurar sempre a ajuda de um profissional de saúde.

Existem os adolescentes que comem muitos lanches, sem verduras e ricos em gordura. O consumo de frituras, doces e refrigerantes pode ocorrer em excesso. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente e explicar porque há esta necessidade.

Adultos

A fase adulta é a fase da manutenção, sendo também muito importante ter uma alimentação adequada. Talvez essa seja a fase mais difícil, pois depende dos hábitos alimentares adquiridos, fatores culturais, financeiros, entre outros. Apesar de tudo isso, se deve pesar a importância de uma alimentação saudável tanto para o bom funcionamento orgânico, como prevenção de doenças e melhor saúde quando idoso.

Idoso

Nesta fase, a alimentação além de nutrir, poderá tratar determinadas doenças e proteger o organismo. Devem ser levados em conta alguns fatores, como: estado de saúde físico, mental e emocional, hábitos alimentares anteriores, alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, etc. Pode acontecer também uma redução no paladar e do olfato.

Conforme a pessoa vai envelhecendo, as suas necessidades de energia vão diminuindo, porém, por outro lado, a necessidade dos nutrientes vai aumentando. Por isso, deve-se priorizar alimentos de alto valor nutricional.

Portanto, a nutrição é muito importante nessa época em que vivemos, pois estamos em um mundo cada vez mais sedentário e preguiçoso. Com um bom acompanhamento de um Nutricionista e com muita força de vontade, todos teriam uma boa saúde e forma.

2 comentários:

  1. otimas informações, pois em todas fases da vida precisa-se de uma alimentação variada e saudável independentimente da idade ou sexo

    Fabiola Barbosa 2m5

    ResponderExcluir