terça-feira, 24 de novembro de 2009

BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS


Benefícios : a nutrição é um cuidado pré-operatório muito importante. O segredo é combinar os nutrientes na proporção e quantidades adequadas para o melhor benefício possível.Os nutrientes utilizados nestes estudos são encontrados facilmente na alimentação normal, só que em pequena quantidade. A vantagem da dieta industrializada, utilizada para fins terapêuticos, é a possibilidade de reunir doses maiores. Outro ponto positivo é a facilidade de implantação de dieta imunomoduladora no pré-operatório. Não é necessário internação do paciente só para a dieta. Ele pode ser orientado no consultório ou ambulatório a tomar o suplemento em casa.


Frutas: elas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa; pois, equilibram a dieta. Três a cinco porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. Dentre as frutas que engordam e emagrecem, as menos calóricas são: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia. Já abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina têm um nível calórico intermediário. As que possuem mais calorias e maior teor de gordura são: abacate, açaí e coco. Sendo que o coco é o mais calórico, o açaí é o que possui menor quantidade de calorias e o abacate apresenta uma quantidade intermediária de gordura por 100g.


Malefícios :



Soja: A razão para a soja ser tão má é devido as suas duas isoflavonas: genisteína e daidzeína. Essas duas vilãs se amarram aos nossos receptores de estrogênio. Existem dois receptores, o alfa e o beta. O alfa é o receptor que geralmente é associado aos tumores de mama, aumento de gordura corporal, retenção de líquidos, etc. O receptor beta não é algo que devemos nos preocupar.

Infelizmente as duas isoflavonas da soja podem gerar diversos efeitos colaterais como afetar a produção de testosterona, a tiróide, atrapalhar o crescimento muscular e até mesmo prejudicar a sua saúde.


Chocolate: O chocolate ainda é bacana para o coração, pois age sobre o sistema muscular, favorecendo seu funcionamento. A presença do ácido oléico, encontrado no cacau, pode controlar os triglicérides e aumentar o bom colesterol (HDL), quando o consumo é parcimonioso.

Porém, vale frisar novamente que devido ao alto teor calórico não é recomendado que o consumo diário ultrapasse 30g para as pessoas saudáveis. Quem sofre com o excesso de peso, de intolerância a lactose ou a algum componente da fórmula deve procurar variações especiais que não prejudiquem sua condição.

É importante ressaltar também que os chocolates diet devem ser ingeridos apenas por pessoas diabéticas. Engana-se quem imagina que o seu consumo esteja relacionado a uma quantidade menor de calorias; apesar da isenção de açúcar contém quantidade de gorduras superior a dos convencionais.


Vitaminas nutricionais:

*O excesso de vitaminas A,D, E e K pode levar a lesões hepáticas.

*Muita vitamina C pode levar à formação de pedras nos rins.

*Em excesso, a vitamina A causa fadiga, letargia, desconforto abdominal, insônia e agitação.

*Em demasia, a vitamina E aumenta o tempo de coagulação do sangue, o que pode comprometer o processo de cicatrização.


13 comentários:

  1. João Carlos - 2m05

    Gostei muito dessa postagem, pois podemos ver claramente o beneficios de uma boa nutrição, e também os maleficios dos excessos do Chocolate e a Soja.

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  3. 2M05
    Todos nos sabemos que tudo que nois ingerirmos sempre traz beneficios e maleficios, a apos a postagens, vemos isso em evidencia, muito legal mesmo!

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  4. As vitaminas são indispensáveis principalmente para os jovens que estão em fase de crescimento. Muito importante saber que as vitaminas em excesso causam problemas... Como a maioria dos nutrientes podem ao invés de fazer um bem , causar serios problemas á nossa saúde.

    Alana Barreto - 2m05

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  5. Francllin Felix Rios
    Gostei do que foi dito mesmo não mim alimentando corretamente. O blog esta contido de muitas sugestões e ajudas, na forma de nos alimentar ou seja os melhores alimentos para termos uma boa saúde.

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  7. Muito bom o blog,pois mostra como devemos ter uma otima alimentação....assim tendo uma boa saúde!!

    Geise Kelli
    2m05

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  8. o blg esta otimo.
    palavras bastante claras para o entendimento de todos.
    nota 1000 galera!!!
    agora tirei minhas duvidas sobre a nutrição de forma bem facil e interessante

    RAQUEL SANTANA- 2M05

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Bárbara Priscila 2m05
    O blog esta otimo , esta muito informativo
    e é muito bom ter um blog assim muitos adolecentes hoje,
    em dia passa por transtorno alimenta .
    E com esse blog informativo ensinando como
    manter uma dieta saudavel , também como ganhar
    peso com comidas e frutas saudavel.
    Eu gostei muito , aprendi muitas coisas também que eu nao sabia .
    Passei a ter um bom conhecimento sobre os alimentos .

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